Início do Conteúdo

Seminário sobre Coleta Seletiva foi realizado pela Escola do Parlamento

Especialistas ministraram palestras sobre a coleta seletiva de materiais recicláveis nos municípios
Seminário sobre Coleta Seletiva foi realizado pela Escola do Parlamento

Por: Escola do Parlamento - Foto: Thaisa Coroado

 

Nesta terça-feira, 26 de junho, em atividade do mês do meio ambiente, a Escola do Parlamento realizou no Plenário da Câmara Municipal, o Seminário com o tema: “A Importância da Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis no Município”.

O evento contou com especialistas que proferiram palestras para os presentes. O engenheiro agrônomo Manoel Tavares, presidente da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, e Josiane Aparecida da Silva, coordenadora do Programa USP Recicla – Campus Ribeirão Preto, falaram de forma detalhada sobre os benefícios da coleta de resíduos sólidos recicláveis.

Também expos sobre o tema, o secretário municipal do Meio Ambiente de Sertãozinho/SP, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, que informou que hoje os caminhões para coleta seletiva passam em todas as ruas daquela cidade.

O seminário contou a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Igor Oliveira (MDB) e dos vereadores Maurício vila Abranches (PTB), Rodrigo Simões (PDT) e Luciano Mega (PDT).

Representando as cooperativas de coleta de resíduos recicláveis fizeram exposições Iracy Pereira, da Cooperativa Mãos Dadas, e Kelly Silva, do Projeto Cata Sonho.

O público foi formado, dentre outros, por representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, ambientalistas, universitários, professores, assessores parlamentares, servidores públicos, membros de cooperativas de coleta seletiva de resíduos recicláveis e funcionários da equipe de manutenção da Câmara Municipal (Empresa Alternativa).

Segundo Edgar Prandini, diretor presidente da Escola do Parlamento, “o objetivo do seminário foi exatamente esse de reciclar as pessoas sobre a importância da ampliação da coleta seletiva nos municípios, buscando diminuir os impactos danosos ao meio ambiente”.

O vereador Luciano Mega informou que o Poder Legislativo de Ribeirão Preto publicou duas normas sobre o tema: a Resolução nº 70/2017 de sua autoria em conjunto com o vereador Maurício Vila Abranches que cria a coleta seletiva solidária na Câmara Municipal; e a Resolução nº 38/2018, de iniciativa dos referidos vereadores conjuntamente com o vereador Rodrigo Simões, que instituiu a semana da educação ambiental no âmbito da Câmara Municipal.

Após as palestras, a palavra foi aberta aos presentes para perguntas e considerações e ao final todos receberam certificados de participação.